Ir para o conteúdo

Biblioteca Leonel de Moura Brizola celebra 18 anos com atividade cultural

Cultura e Turismo Duque de Caxias
Nesta terça-feira (27), a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola vai completar 18 anos de atuação. Em razão dessa comemoração, de aniversário da Biblioteca, será realizado um evento com uma série de atividades culturais, incluindo oficinas, apresentação teatral e literatura.
 
Fundada em 27 de setembro de 2004, a Biblioteca integra junto ao Teatro Raul Cortez o Centro Cultural Oscar Niemeyer, localizado na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias.


 
A Biblioteca dispõe de um acervo de 12 mil exemplares e ao longo de quase duas décadas vem recebendo exposições, lançamentos de livros, autógrafos com autores nacionais e internacionais, oficinas, cursos, entre outros.

Em 2016, a Biblioteca inaugurou a Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, em homenagem ao renomado jornalista e cartunista Adail José de Paula, que já trabalhou ao lado de grandes nomes da ilustração brasileira, como Ziraldo e Henfil. O acervo da Gibiteca é de aproximadamente 5 mil exemplares de gibis nacionais e internacionais.

Atualmente, o Centro Cultural recebe os alunos do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), que tem como objetivo capacitar artesãos para o mercado e promover feiras de artesanato pelo Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), e recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

O evento de celebração dos 18 anos da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola vai começar às 13h, e vai contar com as presenças das Subsecretárias de Cultura e de Turismo de Duque de Caxias Simone Sangelis e Lídia Malafaia, além de artistas locais e escolas públicas do município.

Veja a programação completa:

- 13h: Recepção e credenciamento;

- 13h15: Abertura do evento com as falas das Subsecretárias de Cultura e de Turismo Simone Sangelis e Lídia Malafaia e do Coordenador da Biblioteca Keison Mamud;

- 13h30: Início das atividades – Oficina de desenho e mangá, com Symone Carla; Oficina de marcadores, com Ana Paula e Cláudia Gomes; Confecção de caricaturas e minibiografias, com Cristiano Ludgerio e Viagem Literária, com Keison Mamud;

- 15h: Contação de história e oficina de Abayomis, com Andrea Souza;

- 15h30: Apresentação teatral, com o Grupo MultiArte;

- 16h30: Considerações finais;

- 17h: Encerramento.

(Fotos: Arquivo / SMCT DC)


Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar
Jardim 25 de Agosto
Duque de Caxias - RJ
Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo
Coordenadoria de Mídia Digital
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jd. 25 de Agosto - D. de Caxias - RJ
Voltar para o conteúdo