Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola recebe alunos de escolas públicas em seu aniversário de 18 anos

Ontem (27), a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola completou 18 anos de atividade e, em razão a comemoração, recebeu alunos de seis escolas públicas municipais para uma tarde cultural.

A abertura do evento contou com a presença da Subsecretária de Turismo de Duque de Caxias Lídia Malafaia, que parabenizou a equipe da Biblioteca pelo empenho e agradeceu às presenças das escolas municipais Barão do Amapá, Márcio Fiat, Tancredo Neves, Coração de Jesus, Santo Izidro e Parque Capivari.

Durante a comemoração, os alunos tiveram oficinas de desenho e mangá, oficina de marcadores, oficina de bonecas abayomi, contação de história, confecção de caricaturas e apresentação teatral.

A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola foi fundada em 27 de setembro de 2004 e junto com o Teatro Raul Cortez integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, no Centro da Cidade de Duque de Caxias.

Atualmente, o Centro Cultural dispõe de um acervo de 12 mil exemplares e cerca de 5 mil gibis nacionais e internacionais, no espaço da Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, sendo esse possuidor de um dos maiores acervos de uma Gibiteca Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a Biblioteca também disponibiliza outros serviços, como a utilização do espaço para atividades culturais, recepção de escolas, eventos literários, cursos, oficinas, clubes de leitura, entre outros.

O Coordenador da Biblioteca Keison Mamud falou sobre a atuação da Biblioteca nesses 18 anos de atividade e da importância dela para a cultura: “A Biblioteca é muito mais ampla do que apenas fornecer literatura. Toda a nossa gestão, toda a nossa produção é pensando no lazer e entretenimento das pessoas que a frequentam”.

“Ela está localizada em uma região, que por si só, já proporciona um acréscimo para a cultura. Porque ter uma biblioteca pública no centro de uma cidade muda a dinâmica urbana. Traz cultura, traz lazer e por estar acessível aos meios de transporte traz também a população que está morando mais distantes, para o centro”, completou ele.