Ir para o conteúdo

Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar tem dia de gravação do filme FNM: A Vila de Operários

Cultura e Turismo Duque de Caxias
Nesta terça-feira, 21, ocorreu a gravação do curta-metragem FNM: A Vila de Operários, da diretora e roteirista Maria Carolina Gomes. A locação escolhida para as filmagens foi a Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar (BPXFG), antigo Cine FNM (FêNêMê). O espaço foi reformado e decorado para receber a equipe de 20 pessoas, responsável por viabilizar a rodagem do curta.
 
O filme vai resgatar histórias de famílias que tem relação com a FNM – Fábrica Nacional de Motores, inaugurada no ano de 1942, em Xerém, 4ª Distrito do Munícipio de Duque de Caxias. A indústria que, durante a Segunda Guerra Mundial, produzia motores aeronáuticos, se tornou a primeira fabricante de caminhões do Brasil após firmar parceria com a fábrica italiana Isotta Fraschini.


 
Foram entrevistados 9 pessoas, entre operários e filhos de operários da antiga fábrica FNM, que relembraram histórias da montadora e a rotina na vila onde moravam os trabalhadores.


 
A diretora do filme é estudante do curso de Publicidade e Propaganda e faz estágio no Instituto Zeca Pagodinho, onde iniciou a carreira no cinema. Neta de um operário da fábrica, Maria falou sobre a importância de resgatar essas memórias para que mais pessoas tenham acesso a essa história.

“Quero que as pessoas tenham acesso a um período que marcou o cenário urbano de Xerém e as lembranças de todos aqueles que presenciaram essa evolução. Como era a rotina e a vida naquele período? O que fez operários saírem de seus estados para morarem em uma cidade industrial? Eles sofreram repressão durante o regime militar? E como o fim da fábrica impactou a vida deles e de suas famílias? É através das recordações narradas no curta que vamos descobrir o que está por trás de tudo isso. Afinal, lembranças são como fotografias que nunca se apagam”, contou a diretora.
 
O filme faz parte do projeto Cinema Leva Eu, criado pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) e o Instituto Zeca Pagodinho, com objetivo de capacitar e incluir moradores da Baixada Fluminense na produção de conteúdo para o cinema nacional.
 
FNM: A Vila de Operários foi selecionado junto com outros 4 roteiros para virar curta-metragem. A seleção foi realizada pelos próprios alunos do projeto Cinema Leva Eu.  
 
(Fotos: Matheus Polis)


Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar
Jardim 25 de Agosto
Duque de Caxias - RJ
Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo
Coordenadoria de Mídia Digital
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jd. 25 de Agosto - D. de Caxias - RJ
Voltar para o conteúdo