Confira a programação da Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas Zumbi dos Palmares de Duque de Caxias

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o município de Duque de Caxias recebe, entre os dias 17 e 25 de novembro, mais uma edição da Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas Zumbi dos Palmares.

A promoção e organização da Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas Zumbi dos Palmares é do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMDEDINEPIR), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

17/11 – Quinta-feira, das 14h às 16h:

- Abertura da Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas Zumbi dos Palmares.

Endereço: Câmara Municipal de Vereadores de Duque de Caxias (Rua Paulo Lins, n. 41 – Centro).

Programação: Palestra com o tema “Anemia Falciforme e suas consequências sociais e discriminação” - Entrega do Troféu Diamante Negro para autoridades convidadas – Apresentação cultural com Banda Afro Ojuobá Axé e Banda Mirim de Reciclagem em Defesa do Meio Ambiente.

18/11 – Sexta-feira:

- Das 9h às 22h: Feirinha Zumbi dos Palmares e Apresentações Culturais (grupos musicais e Djs).

- Das 18h às 22h: Roda de Samba.

Programação: Feira de Artesanato e Gastronomia - Apresentações artísticas e esportivas – Contação de Histórias – Exposições das instituições do COMDEDINEPIR.

Endereço: Praça do Pacificador – Centro.

19/11 – Sábado:

- 15h: Missa Afro na Catedral de Santo Antônio.

Endereço: Av. Gov. Leonel de Moura Brizola (Antiga Av. Presidente Kennedy).

20/11 – Domingo, às 15h:

- Tradicional lavagem do busto de Zumbi dos Palmares.

Endereço: Calçadão da José de Alvarenga (Centro).

21/11 – Segunda-feira, a partir das 16h:

- Ato Ecumênico e distribuição da Tradicional Feijoada de Zumbi dos Palmares.

Endereço: Calçadão da José de Alvarenga (Centro).

22/11 – Terça-feira, das 18:30 às 21:30:

- Meet - Relato de Experiências dos Professores das Rede Municipal de Duque de Caxias.

Local: Link a ser disponibilizado nas redes sociais e página oficial da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

25/11 – Sexta-feira, às 15h:

- Plenário da OAB de Duque de Caxias/Palestra sobre os Direitos do Povo Negro.

Local: OAB/DC (Av. Perimetral Curupaiti, 312-370 – Bairro Jardim 25 de Agosto).