Ir para o conteúdo

Dia da Baixada Fluminense é celebrado em Manhã Cultural na Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar

Cultura e Turismo Duque de Caxias
Nesta sexta-feira, 29, ocorreu a Manhã Cultural na Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar, em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, celebrado todo dia 30 de abril.



Durante o evento foram feitas duas palestras, a primeira pela diretora do Museu Vivo de São Bento, Marlucia Santos de Souza, que falou sobre a história da Baixada Fluminense, passando pelos primeiros habitantes de Duque de Caxias, características do povo Tupinambá, cultivo do café, construção de ferrovias e a instalação da primeira fábrica de motores de avião do país, a FNM (FENEME), fundada em Xerém, no ano de 1942.



A segunda palestrante foi a jornalista Márcia Catita, fundadora do jornal comunitário Folha de Xerém, relembrando fatos do jornal distribuído por mais de três décadas de forma gratuita aos moradores da região.

Os visitantes também puderam ver exemplares do jornal Folha de Xerém, artesanatos e quadros em homenagem à Baixada Fluminense.



Além da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, estiveram presentes os representantes do Instituto Convencer, Ama Xerém, Lions Clube e as instituições de ensino Escola Municipal Professor Raul de Oliveira, representada pela professora Danielle Pereira da Silva e Silva, e a turma do 9ª ano da Escola Municipal Dr. Ely Combat.

(Fotos: Gabi Pereira / SMCT)


Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar
Jardim 25 de Agosto
Duque de Caxias - RJ
Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo
Coordenadoria de Mídia Digital
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jd. 25 de Agosto - D. de Caxias - RJ
Voltar para o conteúdo