Gibiteca Cartunista Adail José de Paula completa 6 anos de atividade

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias celebra os 06 anos de atividade da Gibiteca Cartunista Adail José de Paula, inaugurada no dia 30 de junho de 2016, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola.

A Gibiteca foi uma idealização de João Carpalhau, um dos fundadores da Capa Comics, com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O nome do espaço é em homenagem ao renomado jornalista e cartunista Adail José de Paula. Adail trabalhou em diversos jornais, como Diário de Notícias, O Cruzeiro, Correio da Manhã, Pasquim, O Dia, entre outros, ao lado de grandes nomes da ilustração brasileira, como Ziraldo e Henfil.

Nascido em 1930, no município de Registro, interior de São Paulo, Adail chegou ao Rio de Janeiro no ano de 1955. O cartunista morou em Duque de Caxias até o seu falecimento em 2014.

Atualmente, a Biblioteca tem um acervo de cerca de 8 mil exemplares de gibis nacionais e internacionais, e promove eventos ligado a cultura Pop com convidados de várias partes do Brasil.

(Foto: Cristiano Lugerio / SMCT)