Natal Cultural em Caxias abre com feira de artesanato, orquestra e gastronomia local

Nesta quinta-feira (1), ocorreu a abertura do evento “Natal Cultural em Caxias”, na Praça do Pacificador. A orquestra Universo da Música embalou o início da festividade tocando o Hino Nacional e o choro Brasileirinho. A data também marca a reabertura da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola.

Além da orquestra Universo da Música, o evento também contou com as apresentações da Orquestra da FUNDEC, palestras, oficinas e de uma peça teatral com poesia do grupo MultiArte 3ª Geração.

O Prefeito Wilson Miguel esteve presente e falou sobre a importância da cultura para o município: “Uma cidade sem cultura é uma cidade morta e esse movimento popular é importante e nós vamos de encontro ao povo. Espero que isso cresça em todo o município. Somente a cultura vai fazer dessa cidade uma grande cidade”, disse o Prefeito.

O público presente também pôde desfrutar da feira de artesanato e da gastronomia local. Um dos expositores, Nino Machado, proprietário da cafeteria Santo Cantim, falou da importância do evento para os comerciantes do município. “É muito importante, principalmente, para nós pequenos empreendedores. É uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho, fazer com que a população local conheça tudo o que tem de bom no município e tudo isso atrelado a um grande evento cultural. Então trazer uma gastronomia de ponta com cultura tem tudo para poder dar certo”, disse ele.

A programação do dia foi encerrada com a participação de um robô iluminado animando a plateia e com a árvore de natal do Centro da Cidade acesa.

Este é o primeiro de um total de quatro dias de evento. Os próximos irão ocorrer nesta sexta-feira (2), a partir das 15h, na Praça do Pacificador, com a exibição do jogo entre Brasil e Camarões; no dia 12 de dezembro terá o Encontro de Natal dos Artesãos de Duque de Caxias, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola e no dia 20 de dezembro o encontro será no Restaurante do Povo, com atividades culturais, recreação infantil e muito mais.

Natal Cultural em Caxias é um evento realizado pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SESC, SEBRAE, FUNDEC, Restaurante do Povo, Sindivarejo, DEMPPIRD, CIART, Universo da Música e Águas do Rio.

(Fotos: Eliakin Moura / SECOM DC)

(Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)