Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias promove junto a SETUR o pré-cadastro assistido da Carteira Nacional do Artesão

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Duque de Caxias recebeu ontem, 30, o Subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR) Gerciano de Lima Luz e sua equipe, para a realização do pré-cadastro assistido para a renovação e obtenção da Carteira Nacional do Artesão, com base na portaria 1007 de 11 de junho de 2018.

“Essa portaria é regra para podermos adquirir novos artesãos no PAB – Programa de Artesanato Brasileiro. Por isso, é importante nós estarmos aqui na cidade junto com vocês para que essa parceria inicial possa adquirir novas carteiras e renovação também”, explicou o Subsecretário da SETUR Gerciano de Lima Luz.

O cadastramento é feito de forma on-line, por meio do site artesanatobrasileiro.gov.br/acesso, e tem por finalidade identificar e coletar dados do artesão e instituições ligadas ao artesanato, com o propósito de fortalecer políticas públicas para este segmento no Estado do Rio de Janeiro. O processo será feito por etapas, caso tenha dúvidas entre em contato com a SMCT pelo e-mail: secretaria.turismo.dc@gmail.com

Entre os benefícios, o profissional terá acesso a Carteira Nacional do Artesão e participação em feiras estaduais e nacionais, de forma totalmente gratuitas; apoio em feiras municipais de artesanato; qualificação profissional; comercialização; microcréditos; entre outros.

Gerciano também falou o porquê é importante o artesão fazer o cadastramento no Programa de Artesanato Brasileiro: “A importância dele é que o artesão possa ser visto como profissional. Toda profissão tem que ter a sua carteira. O artesão tem a Carteira Nacional do Artesão, é válido em todo o país. Hoje algumas cidades do estado têm as suas carteiras municipais, que dão direito ao artesão fazer exposição, comercialização, escoamento de seus produtos a nível de município. Enquanto, a Carteira Nacional do Artesão, além das 92 cidades, o artesão pode comercializar e expor os seus produtos a nível nacional”.

(Fotos: Gabi Pereira / SMCT)