Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participa da inauguração do primeiro trecho do Caminho do Recôncavo da Guanabara

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Duque de Caxias esteve presente na inauguração do primeiro trecho, de 50 km, do Caminho do Recôncavo da Guanabara, uma trilha com extensão de 100 km, onde percorre várias unidades de conservação pública e privada da Baixada Verde, incluindo o Parque Natural Municipal da Taquara.

A nova trilha é uma iniciativa da RPPN El Nagual, da Reserva Ecológica de Guapiaçu REGUA e do Sinal do Vale, um centro localizado em Xerém, Duque de Caxias, fundado por Thais Corral, que atua na regeneração da Mata Atlântica, comunidades e pessoas promovendo eventos, retiros e muitos outros.

Alguns dos objetivos da trilha são promover o ecoturismo da região, que é pouco conhecido do público, e fortalecer o mercado de produtos agroecológicos com o intuito de ajudar na restauração da floresta e sua biodiversidade.

Além da equipe da SMCT, representada pela turismóloga Marlen Ramalho e coordenadora de artesanato Zilma Alves, também esteve presente o Secretário Municipal de Comunicação Aroldo Brito.

(Fotos: Divulgação / Prefeitura de Duque de Caxias)