Ir para o conteúdo
New Slide 3
New Slide 6
New Slide 2
New Slide 5
New Slide 4
New Slide 1
New Slide 7
New Slide 8
A Cidade de Duque de Caxias
Criada em 1943, com a emancipação de Nova Iguaçu, Duque de Caxias é hoje o mais populoso município da Baixada Fluminense, chegando quase a um milhão de habitantes em seus 465 km2.
Duque de Caxias consegue ser um dos mais importantes polos industriais do petróleo e gás no Brasil e, ao mesmo tempo, ter uma área verde em mais de 50% do seu município.
Sua origem é histórica, remontando ao povoamento no século 16, quando da doação de sesmarias pela Capitania do Rio de Janeiro. O Rio Meriti (ou miriti) organiza a geografia da região tornando a agricultura a atividade econômica principal, primeiro com a cana-de-açúcar, depois acrescida com o milho, feijão e arroz.
Cinco séculos depois Duque de Caxias é o quarto PIB Per capita do Estado com a terceira maior população, abaixo somente do Rio capital e São Gonçalo.
Sua proximidade com a capital, com a qual faz divisa, ajudou o seu potencial hoteleiro e gastronômico a crescer muito nos últimos anos.
A quantidade de novos restaurantes de alta qualidade tem crescido muito, principalmente com a tendência do aumento do Turismo de Proximidade.
Aliás, é justamente no Turismo que Duque de Caxias apresenta um potencial imensurável. Embora ainda tenha muito a ser descoberto, há um grande Patrimônio Histórico a ser valorizado como a Igreja do Pilar (1720), a Fazenda do São Bento (1596) que deu origem ao Circuito do Museu Vivo do São Bento, e o Sambaqui do São Bento (remonta a pelo menos 4 mil anos). Portanto, o município tem grande potencial para o turismo histórico-cultural, religioso e gastronômico.
Por estar situado nas rotas imperiais que subiam do Porto da Estrela para a Serra de Petrópolis e para as Minas Gerais (o chamado Caminho de Minas) a Estrada da Taquara abriga as ruínas da Fazenda São Paulo e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. Na região também se situa o local de nascimento do Duque de Caxias cuja casa e arredores deram origem ao Museu Duque de Caxias e da Taquara.
Outro grande potencial turístico da região, localiza-se no Quarto Distrito, Xerém, com uma área verde belíssima, com cachoeiras e uma vegetação exuberante. Ali tem crescido muito as atividades do ecoturismo, do turismo de aventura e turismo rural.
Duque de Caxias participa da IGR – Instância de Governança Regional “Baixada Verde” junto com outros municípios da Baixada com suas respectivas áreas e setores do turismo Verde, que a cada dia mais se fortalece e se organiza.
MATERIAS PARA BAIXAR
Folder Turismo
Informações sobre o Turismo do município de Duque de Caxias.
Mapa COMTUR
Informações sobre o Conselho Municipal de Turismo de Duque de Caxias.
Cartão Posta
Modelo 01
Atrativos turístico da cidade de Duque de Caxias.
Projetos Turísticos
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar
Jardim 25 de Agosto
Duque de Caxias - RJ
Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo
Coordenadoria de Mídia Digital
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias - RJ
Rua Major Frazão, 52 - 6º Andar - Jd. 25 de Agosto - D. de Caxias - RJ
Voltar para o conteúdo