Curso de capacitação do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense chega ao fim em Duque de Caxias
Publicado por Gabriele Pereira / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em Artesanato · 8 Dezembro 2022
Nesta quarta-feira (07), ocorreu a aula de encerramento do curso “Qualificar para melhor empreender”, um curso de capacitação com duração de quatro meses do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), que aconteceu na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola.
Ministrado pela Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, com encontros on-line e presenciais duas vezes na semana, o curso desenvolveu seis módulos: Branding e Varejo, Marketing Digital, Excelência no Atendimento, Gestão de Compras e Estoque, Gestão Financeira e Acesso ao Crédito para o Pequeno Empreendedor.

A próxima etapa do programa é a entrega dos certificados aos artesãos e a produção de uma feira de economia criativa em cada um dos municípios participantes. O PFAF vai fornecer a estrutura de barracas, equipamentos de luz, som e um palco onde artistas locais se apresentarão. O objetivo da feira é fazer com que os artesãos apliquem o conhecimento adquirido ao longo do curso e fomentar o artesanato, fortalecendo e valorizando a economia cultural do município.

Zilma Alves, Coordenadora de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, que acompanhou a turma durante todo o curso, falou sobre a importância do PFAF e agradeceu o comprometimento dos artesãos durante esses quatro meses de aula. Já o bibliotecário Keison Mamud, responsável pela Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, se disse orgulhoso da Biblioteca abrigar cursos como este e que as portas do Centro Cultural Oscar Niemeyer estarão sempre abertas para estimular o artesanato de Duque de Caxias.

Ao fim da aula, as artesãs presentes comemoraram o encerramento do curso de capacitação trocando presentes entre elas, na tradicional brincadeira do amigo secreto.
O Programa é da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.
(Fotos: Gabi Pereira / SMCT DC)