Na última sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias (SMCT DC) realizou uma série de atividades culturais para celebrar os 20 anos da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, localizada na Praça do Pacificador, no Centro.
Entre as apresentações, tiveram a turma do Menino Maluquinho e as Princesas da Disney representados pelos atores do grupo artístico MultiArte; apresentação musical feita pelos alunos do Curso de Violão oferecido pela Biblioteca; contação de histórias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; oficina de Desenho, com os professores Symone Carla e Cristiano Ludgerio; e teatro de fantoches encenado pela equipe da Biblioteca. Além de distribuição de brindes com livros, marcadores de texto e lápis para os estudantes da rede municipal de ensino, com a presença da secretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias Simone Sangelis.
Fundada em 27 de setembro de 2004, a Biblioteca faz parte, ao lado do Teatro Municipal Raul Cortez, do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Ao longo das duas décadas, o espaço desenvolve um papel para além dos livros, promovendo cursos, oficinas, clube de leitura, exposições e encontros com as mais diversas formas de artes, como a música, o teatro, a fotografia, as artes plásticas, entre outras manifestações culturais.
Este ano, a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola realizou a catalogação da Gibiteca Adail José de Paula, que contém um acervo de 5 mil exemplares. Os gibis estão sendo inseridos no Sistema para que no próximo ano, em 2025, possa ser emprestado para o público.
O bibliotecário e diretor da Biblioteca Keison Mamud explica como foi feito este trabalho: “entendemos que o gibi, enquanto material de leitura, é muito rico. Então, conseguimos entender como funcionava, de que maneira ele era e como ele falava com o nosso público. Nós temos uma categoria só para Mangás, que são os gibis japoneses; uma categoria para super-heróis; uma categoria para gibis brasileiros, como Ziraldo e Maurício de Sousa, e estas ações foram muito marcantes. Eu acredito que é um passo para começarmos um novo ano na Biblioteca, de maneira muito próspera”, concluiu o diretor.