No último sábado (8), o bairro Sarapuí, em Duque de Caxias, recebeu a primeira edição do “Sábado da Família”, que promoveu apresentações de dança e música, oficinas de pintura e artesanato, espaço de leitura, exposição sobre os patrimônios naturais da cidade, cinema e show do Palhaço Topetão, em uma programação para todas as idades.
O projeto vai percorrer por diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, levando entretenimento, arte e serviços à população, e a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, explicou a escolha do município para sediar a primeira edição do projeto: “Duque de Caxias é uma cidade muito potente, uma cidade de um milhão de habitantes. Para a gente, começar por uma cidade vizinha, que também tem muitas potencialidades, mas muitas necessidades, foi a escolha perfeita”.

O evento também marcou a entrega do mural de aproximadamente 65 metros de extensão, pintado pelo artista Kajaman, por meio do LAB Cidades Criativas, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O programa promove a regeneração de espaços urbanos e ações de ocupação cultural em áreas públicas e beneficiou a Praça Maria Aparecida, proporcionando à população do bairro Sarapuí um espaço revitalizado, com playground e aparelhos de ginástica.
A vice-prefeita, Aline do Aureo, destacou a importância para Duque de Caxias receber este programa e da parceria com o Estado do Rio de Janeiro: “É trazer para a nossa Baixada Fluminense a arte, a cultura, o grafite e o entretenimento. Aproximar a cada dia mais a cultura da nossa cidade, porque a gente sabe que a Baixada Fluminense ainda é muito aquém para as atividades. Então, a parceria com o Estado e a Prefeitura é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. É isso, é vida, é arte, é alegria, é cidadania”, completou Aline.

A primeira edição do Sábado da Família foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em conjunto com a Prefeitura de Duque de Caxias, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo, Cedae, Casa Amarela, Imprensa Oficial do Estado, Fecomércio, Fundec Caxias, Universidade Estácio de Sá e Lojas Caçula.



