No dia 15 de julho foi realizada a 2ª edição da Exposição Autônoma Temporária (EAT), na Praça Ulysses Guimarães, no bairro Jardim 25 de Agosto, no Centro de Duque de Caxias.

A praça foi ocupada com exposições de obras de artistas como Bea Simões, Igorland, Leandro Pinheiro, Luana Xavier, Marco Bomfim e Nathalie Ribeiro, além da parte musical com o DJ Wallace Luz e os cantores RaH BXD e GCM BXD.

Raoní Redni, um dos produtores culturais responsável pelo evento, falou do sentimento de voltar à Praça Ulysses Guimarães nessa segunda edição: “a sensação é de ter certeza que está fazendo algo significante. Está dando continuidade em algo que você pensou e concluiu. E ter aqui uma galera nova, um nicho que é a arte gráfica e está aqui nessa exposição nova, nesse encontro de novo é gratificante”.

Entre os quadros expostos na Praça e as barracas de cada artista mostrando suas criações, o que se via não era simples obras de arte, mas obras de arte com referência à nossa cultura nativa, como as do artista gráfico Leandro Pinheiro, que pôs em suas pinturas traços de suas raízes indígenas: “o meu propósito é marcar as culturais que vem se esvaindo da nossa nação, a cultura indígena, a cultura do nosso real, do nosso valor, e busco também implementar um pouco da geometria e toda arquitetura que está ao nosso redor da Baixada na minha arte”, disse o artista.

Já a xilógrafa Luana Xavier, moradora de Imbariê, traz em sua arte um pouco da renomada gravurista russa Käthe Kollwitz, sua grande inspiração: “quando eu olho para o meu trabalho anatômico, quando eu trabalho com pessoas, eu vejo muito o meu trabalho com pessoas, eu vejo muito o meu trabalho na Käthe. Porque a linguagem que ela trabalha na xilogravura, eu acho incrível. Então é uma grande inspiração para mim. É uma russa, mulher que viveu em tempos de guerra”, completou Luana Xavier.
A 2ª edição da Exposição Autônoma Temporária recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Duque de Caxias.





