Na última sexta-feira (25), a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, localizada na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, celebrou o Dia do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, com uma programação repleta de atividades culturais.
Estudantes de escolas da rede municipal de ensino puderam assistir a uma mostra de cinema indígena infantil chamado “Woá”, do Coletivo Tuxaua, apresentado pela escritora e líder indígena da etnia Kariri, da Paraíba, Ana Maria Kariri.

O filme, que recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC), por meio dos editais de fomento à cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), mostrou os conhecimentos e os costumes dos povos indígenas Kaingang, Kariri, Puri, Tupinambá e outras etnias.
Além da obra, Ana Kariri também apresentou o documentário “Grafismo Kaingang em Tecelagem”, também do Coletivo Tuxaua, e os livros de sua autoria “Ay Tendioké – histórias e memórias de mulheres originárias do Nordeste, quilombolas e outras etnias” e “Relatos e Memórias do Povo Kariri da Paraíba”.
O diretor da Biblioteca, Keison Mamud, falou da importância de celebrar o Dia do Livro Infantil e as novas formas de apresentar a literatura para este público:
“Toda comemoração é uma forma de apresentar a literatura para as crianças. E, este ano, como está sendo comemorado também o Abril Indígena, a gente escolheu acrescentar dentro da nossa programação a literatura indígena, que são outras formas de também apresentar literatura de maneira oral, de maneira tradicional. Porque a literatura, ela não precisa ser só escrita, ela é imagética, ela é falada, ela é no som, nos toques, nos tambores, são outras formas de apresentar para as crianças sobre essa cultura e nós trouxemos uma pessoa indígena para fazer essa apresentação na Biblioteca”, contou ele.
O Grupo MultiArte ficou responsável pela segunda metade das comemorações, em que apresentou a peça “Eu Não Existo Sem Você”; além de contação de histórias, apresentação musical e uma dinâmica teatral com personagens do escritor Ziraldo.


