Na última quinta-feira (28), ocorreu a formatura da primeira turma do projeto Cinema Leva Eu com exibição de cinco curtas-metragens, no Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém. O evento contou com a presença da Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Duque de Caxias Joice Marques.

Na ocasião foram entregues os certificados aos alunos que participaram do projeto. A iniciativa é uma parceria da Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) com o Instituto Zeca Pagodinho.
O curso teve duração de quatro meses e foram escolhidos, pelos próprios alunos, cinco curtas-metragens para serem produzidos. As obras cinematográficas foram exibidas, ao ar livre, em uma tela de sete metros, com distribuição de pipoca e refrigerante para o público.

O coordenador do projeto André da Costa Pinto falou sobre fazer cinema na Baixada Fluminense: “a primeira importância é entender que a gente pode fazer cinema. A gente consome muito o que vem de fora, mas dá possibilidade e apontar a câmera pra si, para o seu quintal, como a Baixada é dar a possibilidade de auto reconhecimento, de levar a gente para o mundo. Transformar a nossa realidade em universal, nossa cidade em universal, nossa casa universal”, disse o coordenador.
As inscrições para as novas turmas do projeto Cinema Leva Eu já estão abertas e vão até o dia 20 de agosto, por meio do site: https://ebav.org.br