Orquestra Petrobras Sinfônica e Toni Garrido encantam público caxiense com releitura de clássicos do pop e rock nacional

Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, a Orquestra Sinfônica Petrobras se apresentou nesta quinta-feira (21), no Teatro Municipal Raul Cortez, com palco aberto para a Praça do Pacificador, com participação especial do cantor Toni Garrido.

O Concerto de Natal na Trilha do Rock faz parte do festival de comemoração dos 80 anos do município de Duque de Caxias e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e patrocínio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

Estiveram presentes autoridades como o Prefeito de Duque de Caxias Wilson Reis, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa Danielle Barros, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Simone Sangelis e o Secretário Municipal de Comunicação Social Aroldo Brito.

Com apresentação voltada para hits do pop e rock nacional, o maestro Felipe Prazeres explica como é fazer a releitura de música popular para música clássica: “essa é uma das missões da Orquestra Petrobras Sinfônica. Democratizar a música, torná-la acessível. As pessoas ouvem a orquestra sinfônica como se ela tivesse presa a um tipo de repertório e não está, a gente continua tocando repertório clássico, mas ela está aberta para qualquer repertório e hoje vamos mostrar isso aqui”, ressaltou Felipe.

O público fez coro para sucessos de Lulu Santos, Kid Abelha, Legião Urbana, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Roupa Nova e Engenheiros do Hawaii.

No meio da apresentação, o convidado especial, Toni Garrido, se juntou à Orquestra cantando seus grandes sucessos com o grupo Cidade Negra, como as canções “A Estrada”, “Girassol” e “Onde Você Mora?”; e prestou uma homenagem ao cantor, violinista e compositor Carlos Lyra (1933-2023), um dos artistas mais influentes da música brasileira, falecido no dia 16 de dezembro, aos 90 anos.

Nascido em Realengo e criado na Vila Kennedy, bairros da Zona Oeste do Rio, Toni, que tem proximidade com a Baixada Fluminense por conta do Cidade Negra, falou sobre a apresentação no Teatro Municipal Raul Cortez: “Raul Cortez era um grande ator, este teatro é lindo e maravilhoso porque é no meio da galera, é no Centro de Caxias”.

Durante a apresentação da Petrobras, houve também distribuição de livros e fotos com o Papai e a Mamãe Noel em frente à Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador.