Nos dias 6 e 7 de novembro, a Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, recebeu a Semana Mulher + Empreendedora, que ofereceu mais de 10 serviços gratuitos e orientações sobre empreendedorismo, entre eles orientação de como formalizar o negócio e acessar crédito; exames de mamografia e ultrassom; maquiagem, corte de cabelo e oficina de turbante; e inserção no mercado de trabalho, pelo balcão de empregos; totalizando 2.019 atendimentos.
A coordenadora de Empreendedorismo Feminino da Secretaria de Estado da Mulher, Rejane Ribeiro, explica como empreender pode abrir possibilidades para a mulher que é multitarefas.
“O empreendedorismo é muito importante para a autonomia da mulher, para que ela tenha liberdade no processo de escolha da vida dela. Porque, normalmente, uma mulher quando ela é empreendedora, ela se torna empreendedora a partir da necessidade de ter flexibilidade de horário. Onde ela entende que precisa cuidar do filho, ou porque ela não se entende, não se reconhece mais numa estrutura de CLT”, comentou a coordenadora.
O evento ainda contou com uma programação cultural, com as apresentações de Mulheres da Pequena África, Samba que Elas Querem, Só Damas e Marcelle Brito. Além de palestras e feira de artesanato.
Entre os presentes na cerimônia de abertura, compareceram o Prefeito eleito de Duque de Caxias Netinho Reis com a futura primeira-dama Julia Moraes, a secretária de Estado da Mulher Heloisa Aguiar, a secretária Municipal de Cultura e Turismo Simone Sangelis, o secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Janyr Fernandes e o secretário Municipal de Comunicação Social Aroldo Brito. A ação foi realizada pela JB FM, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e parceria da Prefeitura de Duque de Caxias, das secretarias estaduais de Saúde, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Faetec, Fundação Leão XIII, Cedae, Agerio, Sebrae, Instituto Besouro e Barkus.