Secretaria de Cultura e Turismo promove FAMTOUR para guias de turismo 

Na última quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC) realizou a 4ª Edição do FAMTOUR, projeto de familiarização turística que levou guias de turismo para conhecerem os principais equipamentos culturais e turísticos da cidade. 

Recepcionados pela subsecretária de Turismo, Lídia Malafaia, o roteiro contou com 7 paradas, tendo a abertura realizada no Museu Ciência e Vida, onde o grupo assistiu “Ecos da Vida Cósmica”, que retrata o começo da vida dentro e fora do Planeta Terra, no Planetário Marcos Pontes. 

A segunda parada ocorreu na Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é tombada desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de sua arquitetura imponente, a Igreja também possui diversas artes sacras.  

(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)

Entrando no turismo ecológico e de aventura, os guias enfrentaram uma trilha considerada leve, no Parque Natural Municipal da Taquara. No trajeto, os participantes percorreram por cachoeiras, árvores típicas da região e puderam observar animais silvestres. 

(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)

A parte gastronômica ficou a cargo do restaurante Comida da Roça, na Taquara, onde serviram comidas típicas da região preparadas no fogão a lenha. 

(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)

Umas das participantes, a guia de turismo, Waleska Castro, falou da importância desse projeto promovido pela Secretaria: “é bem legal conhecer e saber que a nossa cidade também tem coisas para oferecer. Porque eu trabalho com turismo emissivo, eu levo pessoas que moram em Caxias para conhecerem outros lugares. E este projeto vai me propiciar a trazer pessoas daqui a conhecerem mais do seu próprio município, que é o objetivo”.

Ainda fizeram parte do roteiro, as Ruínas da Igreja Santa Rita da Posse, conhecida como a Igreja Velha de Xerém, a Fazenda Paraíso e o Teatro Municipal Raul Cortez. 

(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)
(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)
(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)
(Foto: Gabi Pereira | SMCT/DC)

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe