Na última sexta-feira (26), a Praça Ulysses Guimarães, no bairro Jardim 25 de Agosto, recebeu um desfile de moda com brincos, colares, lenços, roupas e objetos de artesanato utilizados pelos dez modelos, que desfilaram na passarela montada na praça. O evento também ofereceu uma oficina de turbantes ao público presente.

 (Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)

A organizadora Claudia de Paula, responsável pelo Caxias Fashion e o Ateliarte, falou sobre o universo da moda e a referência nas raízes culturais e ancestrais da população negra que envolve o desfile.

 (Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)

Gabriele Pereira / SMCT DC: Qual a sua relação com a moda?

Claudia de Paula: Sou apaixonada por moda, eu vejo que temos mil possibilidades fazendo moda. A gente envolve toda uma cadeia produtiva que se prepara, que pesquisa, para que a gente possa ver o resultado final em uma passarela. Então, eu sou apaixonada. E agora, a gente veio com um movimento que vai agregar todos os grupos e pessoas que gostam, que são envolvidas e que fazem parte da cadeia produtiva.

Gabriele Pereira / SMCT DC: Quem assina as roupas?

Claudia de Paula: São vários expositores da Carioca Q Sou, um ou outro é uma confecção ou uma costureira que faz vários modelos, e a gente quer dar voz a isso. Há essas pessoas que estão sempre no anonimato. Porque as grandes marcas já existem e são maravilhosas, porém a gente precisa abrir espaço para as pessoas que estão no anonimato ainda.

Gabriele Pereira / SMCT DC: Quais sãos as referências para a criação dessas peças?

Claudia de Paula: A nossa cultura. Eu acho que agora as pessoas estão um pouco mais conscientes a respeito da nossa cultura, da cultura da diferença, da diversidade, e eles acabam buscando nos nossos antepassados, trazendo das raízes a nossa cultura.

Gabriele Pereira / SMCT DC: Qual público você quer atingir?

Claudia de Paula: É aberto a todas as pessoas que têm esse sentimento de pertencimento, que têm a vontade de conhecer a sua ancestralidade, as suas raízes e que gostem de estar com a gente.

O evento, que ocorre todas as sextas-feiras, na Praça Ulysses Guimarães, é mais uma atividade cultural gratuita com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

 (Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)
 (Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)
 (Foto: Gabi Pereira / SMCT DC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *