Duque de Caxias participa da Jornada do Turismo Fluminense

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias esteve, nesta terça-feira (25), na 7ª edição da Jornada do Turismo Fluminense, que ocorreu no Centro Cultural Meritiense, em São João de Meriti.

A Jornada é uma realização da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com objetivo de estruturar plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense pelos próximos anos.

Durante o evento, que contou com as presenças do Prefeito de Duque de Caxias Wilson Reis, da Subsecretária Municipal de Cultura e Turismo Lidia Malafaia, do Subsecretário de Estado do Turismo Nilo Sérgio Félix, da Coordenadora Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo e representante do Ministério do Turismo Ana Carla Moura e demais autoridades, foi discutido a importância da Instância de Governança Regional (IGR) da Baixada Verde, além das apresentações do Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, da Lei Estadual de Turismo e da metodologia, que foi elaborada pelos grupos de trabalho (GT’s).

Como uma das participantes do GT, a Subsecretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias Lidia Malafaia falou sobre o desenvolvimento do Plano Estratégico. “Nosso município é um dos 10 integrantes da IGR Baixada Verde e este plano é muito importante para traçar metas necessárias para o desenvolvimento do turismo na região”.

Esta é a primeira edição da Jornada do Turismo Fluminense que ocorre na Baixada Verde, composta por dez dos treze municípios da Baixada Fluminense, que são eles: Duque de Caxias, Seropédica, Japeri, Queimados, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Magé, alcançando 1/3 da área verde, conservada na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Prefeito Wilson Reis falou sobre os investimentos realizados para atrair turistas para Duque de Caxias. “Estamos investindo em infraestrutura para que os turistas cheguem ao município e tenha certeza que, em pouco tempo, a nossa Cidade vai ser um polo turístico”, afirmou.   Entre os atrativos turísticos do município, destacam-se o Parque Natural Municipal da Taquara, cachoeiras com quedas d´águas cristalinas, trilhas e caminhadas, lugares estes propícios para práticas de esportes radicais, além do Centro Cultural Oscar Niemeyer, localizado no Centro da Cidade.