Mais de 40 filmes serão exibidos no 1ª Festival de Cinema de Xerém

De 8 a 11 de maio, será realizada a primeira edição do Festival de Cinema de Xerém, com programação gratuita, no Centro de Convenções John Wesley, na Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) e no Instituto Zeca Pagodinho.

Serão exibidos mais de 40 filmes, sendo 27 curtas-metragens de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), com 12 filmes dirigidos por mulheres. Os curtas-metragens em competição concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho e ao Prêmio Edina Fuji.

Atriz Regina Casé

No dia 8 de maio, data de abertura do Festival, Regina Casé será homenageada com o Troféu Zeca Pagodinho e terá a exibição do premiado filme “Três Verões”, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz. Já no dia 10 de maio, o homenageado da vez é o cineasta Hsu Chien, que também vai exibir o longa-metragem “Desapega!”, com Glória Pires, Maisa Silva e Marcos Pasquim.

Cineasta Hsu Chien

A programação será dividida nas mostras: Competitivas Nacional de Curtas, Mostra Cinema Leva Eu, Mostra Fluminense e Baixada de Curtas e Mostra Especial da Crítica de Curtas. Para o público infantil, o Festival vai trazer a Mostrinha de Cinema, com os filmes “Passagem Secreta”, de Rodrigo Grota; “Placa Mãe”, de Igor Bastos; “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman e “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha.

Além de filmes, o Festival vai promover uma série de atividades, como oficina, masterclasses e debates diários com realizadores e convidados, tendo o crítico de cinema, dramaturgo e roteirista Rodrigo Fonseca como mediador. Os interessados devem fazer as inscrições no site oficial do Festival: www.festivaldexerem.com.br

O Festival de Cinema de Xerém é uma realização da Escola Brasileira de Audiovisual – EBAV, em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. A direção-geral é assinada por Sérgio Assis, a direção executiva é de Emerson Rodrigues e a direção de programação fica por conta de Monica Trigo. O evento recebe apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e da Secretaria Municipal de Educação.

A programação completa está disponível no site oficial do Festival: www.festivaldexerem.com.br

Serviço:

Evento:1ª Festival de Cinema de Xerém;

Datas: 8 a 11 de maio;

Locais: Centro de Convenções John Wesley – Av. Venância, nª17, Xerém, Duque de Caxias – RJ;

Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) – Rua Eneas Rias Frutuoso, nª276, Xerém, Duque de Caxias – RJ;

Instituto Zeca Pagodinho – Rua Carlos Mateus, nª54, Xerém, Duque de Caxias – RJ;

Entrada Gratuita.