Mulheres são homenageadas em evento do COMDEDINEPIR

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias (COMDEDINEPIR) realizou, na última sexta-feira (28), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Assistente Social e Direitos Humanos, uma homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola.

O evento contou com feira de artesanato na Praça do Pacificador e as apresentações musicais ficaram a cargo do grupo Ojuobá Axé e do cantor Adalto Bastos. A poesia também ganhou espaço com o evento concomitante “Encontro Vespertino de Poesia”, com declamações da Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leituras, autores de livros e do Diretor da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola Keison Mamud, que leu o poema Da Calma e do Silêncio, de Conceição Evaristo.

Integrante da mesa, a Presidente do COMDEDINEPIR Luana Júlio lembrou da importância do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que é originalmente celebrado no dia 25 de julho, e falou dos avanços construídos com o tempo, como a mulher exercendo o seu direito de fala.

Entre as mulheres homenageadas foi a Secretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias Simone Sangelis, pelo seu trabalho de mais de três décadas na cultura do município.