Duque de Caxias realiza a 2ª edição do Famtour

No dia 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias promoveu a 2ª edição do Famtour, projeto de familiarização de turismo, que levou empresários, representantes da OAB de Duque de Caxias e do Conselho Municipal de Turismo e dirigentes dos 10 municípios da Instância de Governança Regional (IGR) Baixada Verde para conhecerem os principais equipamentos culturais e turísticos de Duque de Caxias.

Com oito destinos, o roteiro começou na charmosa Cafeteria Santo Cantim, no bairro Jardim 25 de Agosto, onde foi oferecido um café da manhã aos participantes ao som de música popular brasileira pelo saxofonista Marinho Muylaert. Logo depois, a comitiva assistiu a uma sessão no Planetário do Museu Ciência e Vida, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.

Patrimônio histórico tombado, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi o terceiro destino a ser visitado no roteiro turístico. A historiadora Elaine Tavares apresentou ao grupamento os acontecimentos por traz do monumento, explicando a arte arquitetônica até as artes sacras.

Entrando no turismo de aventura e ecológico, a turma enfrentou uma trilha, de um pouco mais de 20 minutos, no Parque Natural Municipal da Taquara. A equipe foi recebida pelo diretor do Parque, Wilson Leal, que passou as devidas instruções antes da caminhada. Durante o curto trajeto, os participantes, guiados por Vanessa Brasil e Aline Quirino, percorreram por cachoeiras, árvores típicas da região e puderam observar rastros de animais silvestres, como o mico-leão-dourado.

A gastronomia ficou por conta do Rancho Peniel. No cardápio, a combinação do prato brasileiro: arroz com feijão, farofa, legumes, carne assada, peixe frito e variadas opções. A recepção foi dada ao Prefeito Wilson Reis, que enfatizou aos presentes a importância de fomentar o turismo no Município.

As próximas paradas foram a bordo do Jepp Mazzaropi conduzido pelo Guia de Turismo Luís Henrique Lima, que levou parte do grupo ao mirante da Fazenda Paraíso, onde fica o monumento em forma de cruz e o Templo Ecumênico, e às instalações do Hotel Escola, em Xerém. O passeio de Jeep é considerado um dos pioneiros em turismo de aventura em Duque de Caxias.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi o último destino a ser visitado. A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que compõe o Centro junto ao Teatro Raul Cortez, exibiu peças de artesanato com a identidade cultural de Duque de Caxias.

A Secretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias Simone Sangelis, junto à Subsecretária Lídia Malafaia, falou do propósito de realizar o Famtour em solo caxiense: “A importância desse projeto é divulgar os nossos equipamentos culturais e turísticos para os 10 municípios integrantes da IGR Baixada Verde”.

Ao final, todos os integrantes receberam certificado de participação do Famtour 2023 e um suvenir doado pelas artesãs da Associação dos Artesãos e Artistas de Duque de Caxias. O projeto Famtour é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, com apoio do Sicredi, Zurita Real Estate, LAC Hub, Joint Venture, Jeep Mazzaropi, Saxofonista Marinho Muylaert e da Cafeteria Santo Cantim.