Comemoração ao Dia do Soldado leva atividade cultural ao Museu da Taquara

O Museu Histórico do Duque de Caxias, localizado no bairro da Taquara, trouxe, na manhã de terça-feira (22), diversas atividades culturais e serviços em comemoração antecipada ao Dia do Soldado e aos 220 anos do nascimento do Patrono do Exército Brasileiro Duque de Caxias, celebrados no dia 25 de agosto.

(Gabi Pereira / SMCT DC)

O evento contou com exposições de veículos militares, apresentação da banda do 1ª Batalhão de Infantaria Motorizada, doação de mudas de plantas, adoção de animais, feira de artesanato, oficinas pedagógicas, desenho de caricatura, contação de histórias e muitos outros serviços promovidos pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Proteção Animal, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação.

Com a presença do General de Brigada Ernesto de Lima Gil, o Comando Militar do Leste prestou uma homenagem ao militar Luiz Alves de Lima e Silva, nascido em 1803. Entre as autoridades civis e militares estavam o Prefeito de Duque de Caxias Wilson Reis, o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana Coronel Alexandre Roberto da Silva, a Secretária e a Subsecretária de Cultura e Turismo Simone Sangelis e Lídia Malafaia e a Secretária de Educação Iracema Costa.

(Gabi Pereira / SMCT DC)

A Secretária Simone Sangelis agradeceu a presença das escolas públicas e particulares, do público em geral e o apoio das Secretarias Municipais, que contribuíram para a realização desta solenidade. Já Lídia Malafaia lembrou da importância do Museu Histórico, um patrimônio cultural da cidade onde o militar nasceu.

O Museu Histórico do Duque de Caxias funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e fica na Avenida Automóvel Clube, s/n, Taquara, Duque de Caxias. A entrada é gratuita.