Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola comemora 19 anos de atividade com alunos da Rede Municipal de Ensino

Nesta quarta-feira (27), a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola promoveu uma série de atividades culturais para comemorar os seus 19 de atuação.

Alunos de quatro escolas municipais de Duque de Caxias (Pastor Ernani Batista de Lima, Nísia Vilela Fernandes, Prof. Jair Alves de Freitas e Dr. Álvaro Alberto) participaram de oficinas e assistiram às apresentações de teatro e contação de histórias ensaiadas por artistas locais.

O Prefeito de Duque de Caxias Wilson Reis e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Simone Sangelis foram à Biblioteca prestigiar o evento, que ocorreu em concomitante à campanha de doação de órgãos “Setembro Verde – A sua história pode continuar”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, comandada pela Dra. Célia Cerrano da Silva, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias.

A autora do livro “Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão para Crianças”, Telma Cristina Soares Ceolin, também esteve presente na comemoração e presenteou à Secretária Simone Sangelis com a obra literária, eleita o Livro do Ano, pela Sociedade Numismática Brasileira.

Atualmente, a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola dispõe de um acervo geral de 12.703 obras e promove Cursos de Desenho Digital e de Elaboração de Projetos, Aulas de Violão, Clube do Livro, Jogos, além do projeto Escola na Biblioteca, que leva estudantes para conhecer o espaço com objetivo de incentivar o hábito da leitura.

O Diretor da Biblioteca Keison Mamud fez um balanço sobre a atuação do espaço nesse tempo: “A cada ano que passa, a Biblioteca vai ficando cada vez mais resistente e se mantendo mais forte. Sobrevivendo às adversidades, passamos pela pandemia, ficamos fechados, reabrimos e agora estamos conseguindo nos movimentar muito mais. Entre os aniversários de 18 a 19 anos, ganhamos o setor de projetos culturais, isso tem dado mais vida à nossa Biblioteca, temos recebido mais cursos. A nossa equipe aumentou e o balanço desses últimos anos é de uma Biblioteca cada vez mais viva, cada vez mais movimentada”, concluiu ele.