ATRATIVOS
Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio
Fundada em 22 de setembro de 1988, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio foi formado a partir da fusão com a antiga escola de samba Acadêmicos de Duque de Caxias, criada seis meses antes, em março de 1988.
Nas três décadas de sua fundação, a Grande Rio, caçulinha das gigantes do samba, tem atraído artistas como Joãosinho Trinta, Susana Vieira, Ivete Sangalo, Christiane Torloni, David Brasil e Paola Oliveira, atual rainha de bateria da escola de samba.
Com capacidade para 12 mil pessoas, a quadra da escola na Rua Almirante Barroso, no Centro de Duque de Caxias, possui teto retrátil e é uma das mais confortáveis do mundo do samba, além de ser o epicentro cultural da cidade.
No carnaval de 2022, a Grande Rio entrou na avenida com o tema “Fala Majeté! Sete Chaves de Exu” criado pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. O enredo foi responsável pelo primeiro título da escola, no Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
No dia 21 de julho de 2022, a Acadêmicos do Grande Rio foi considerada patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Nª 9803, com o objetivo de preservar a cultura do samba, da música e a história da escola, assim como a divulgação do local para ensaios e visitação turística.
Museu Ciência e Vida
Fundado em julho de 2010, o Museu Ciência e Vida está localizado no coração da Cidade de Duque de Caxias e possui uma área de 5.000m². Com a missão de popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte, o espaço abriga diversas exposições temporárias, planetário, auditórios e salas para oficinas, como oficinas de robótica, oficinas direcionadas para professores, cineclube, palestras, seminários, entre outros.
O Museu funciona de terça a sexta, das 9h15 às 16h30 e o agendamento pode ser feito por meio de WhatsApp e telefone: (21) 2334-1574 ou por e-mail: recepcaomcv@gmail.com
A entrada é gratuita e o Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Catedral de Santo Antônio
Projetada pelo arquiteto Paulo Bernardes Bastos, a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, no Centro de Duque de Caxias, foi inaugurada pelo Frei Teodoro, em 7 de setembro de 1959.
O edifício possui torres elevadas, com aproximadamente 38 metros de altura, direcionando os olhares aos céus. Sua arquitetura imponente recebe influência de “art nouveau” e da “art decó”, por conta de suas formas volutas nas extremidades do prédio e suas linhas retas.
Em 2023, a tradicional Festa de Santo Antônio, santo padroeiro de Duque de Caxias, recebeu mais de 200 mil pessoas, após um hiato devido à pandemia causada pela Covid-19. Foram seis dias de comemoração, de 8 a 13 de junho, tendo a abertura das festividades marcada pela procissão, percorrendo as ruas do entorno, no Centro de Caxias.
A Catedral de Santo Antônio é mais um importante ponto de visitação que o município oferece.
Museu Vivo do São Bento
O Museu Vivo do São Bento fica no bairro de mesmo nome da instituição, na Rua Benjamin da Rocha Júnior, em Duque de Caxias.
O território é o primeiro Ecomuseu de Percurso da Baixada Fluminense, a localidade passou por diferentes temporalidades, que a partir da existência de um sítio arqueológico de população sambaquiana, ainda preserva vestígios do homem pré-cabralino, grupos indígenas antes da chegada dos portugueses, como Sambaquis e Tupinambás.
A Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor é a construção mais antiga do terreno, tendo sua obra realizada ao longo do século XVII. A Capela fica ao lado da Casa de Vivenda do Engenho São Bento do Iguaçú construída entre 1754 e 1757. A edificação é um valioso projeto arquitetônico colonial, que ainda hoje resiste.
O Museu recebe visitas de grupo escolar, pesquisadores, estrangeiros e promove exposições de longa duração e temporária. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para mais informações, o telefone para contato é (21) 2653-7681.
Parque Natural Municipal da Taquara
Unidade de Conservação de Proteção Integral, criado em 11 de dezembro de 1992, localizada no bairro da Taquara. A área é muito procurada por suas cachoeiras, sendo as mais conhecidas a do Véu de Noiva e da Serpente. Possui uma biodiversidade riquíssima e tem como seu principal representante o mico-leão-dourado. Por se tratar de uma unidade de conservação, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias.
Por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral, as visitações são guiadas e podem ser agendadas através do e-mail: biodiversidadecaxias@gmail.com
Endereço: Estrada Cachoeira das Dores, 3465, Duque de Caxias.
Museu Histórico do Duque de Caxias
O Museu Histórico do Duque de Caxias é um conjunto arquitetônico formado por um parque, construído na área remanescente da antiga Fazenda São Paulo, localizado no bairro da Taquara, onde foi berço do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva.
O terreno tem grandes proporções e é parcialmente florestado. As ruínas da Casa Grande possui uma importância histórica no município, tanto por estar ligada à figura do Patrono, quanto pelo edifício moderno que abriga o Museu, formando o conjunto de vulto e significação cultural.
O espaço externo fica disponível para atividades culturais, com autorização prévia. O agendamento é feito de forma presencial. O Museu Histórico do Duque de Caxias fica na Avenida Automóvel Clube, s/n, Taquara, Duque de Caxias, e funciona de terça a domingo, das 09h às 17h. A entrada é gratuita.
Igreja Santa Rita da Posse
(Igreja Velha de Xerém)
Antiga propriedade do Capitão-Mor Francisco Gomes Ribeiro, senhor do Engenho da Posse, a Capela de Santa Rita da Posse abrigava, inicialmente, um Oratório de Santo Antônio da Posse.
A Capela começou a ser construída, em 1766, com pedra e cal, por Afonso Ribeiro de Avelar, administrador do Oratório e testamenteiro do Capital-Mor, tendo as obras concluídas no ano de 1768, mantendo os ornamentos, móveis e utensílios do antigo Oratório.
Atualmente, as Ruínas da Capela de Santa Rita da Posse, localizada em Xerém, é tombada a partir do Decreto nª 7.711, de 30 de setembro de 2020, e integra o Patrimônio Histórico-Cultural, de natureza material, do Município de Duque de Caxias.
Endereço: Estrada da Igreja Velha, nº 03 – Santa Alice- Xerém – Duque de Caxias
Jeep Mazzaropi
O Jeep Mazzaropi faz expedição Xerém a Tinguá praticando turismo ecológico de 360º, com paradas para fotos em cachoeiras, mirantes, ranchos e igrejas históricas. A primeira expedição ocorreu em 2020 e desde então já estiveram a bordo do Jeep mais de 500 aventureiros, incluindo turistas franceses, americanos e alemães.
Comandado pelo Guia de Turismo Luís Henrique Lima, o passeio é pioneiro em turismo de aventura em Duque de Caxias.
São duas opções de passeios: Expedição XT (Xerém – Tinguá) e City Tour em Xerém. Os pontos de embarque e desembarque acontecem na Praça da Mantiquira, em Xerém, Duque de Caxias.
Para mais informações, o contato é (21) 99619-3726.
Associação de Voo Livre e Amigos de Duque de Caxias (AVLADUC)
Você sabia que em Duque de Caxias tem Voo Livre?
Pois é, a Associação de Voo Livre e Amigos de Duque de Caxias (AVLADUC), fundada em 07 de abril de 2010, promove a prática de voo livre de parapente, paramotor e asa delta, bem aqui, no município de Duque de Caxias. Os voos, geralmente, ocorrem na Rampa de Santa Cruz da Serra, que para quem pratica tem a oportunidade de percorrer por paisagens exuberantes da Baixada Verde. Além de uma área de ensino dedicado ao esporte no bairro Amapá.
A AVLADUC é uma associação civil, de caráter recreativo, esportivo e cultural e é filiada à Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL).
Contato: (21) 96471-5953 escolabomvoo@yahoo.com.br
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
SAMBAQUI DO SÃO BENTO
O sítio arqueológico de encosta é formado por colinas de conchas de moluscos, carapaças de crustáceos, ossos de peixes, aves e pequenos mamíferos, que apontam a forma como era constituída a moradia e o cotidiano dos primeiros habitantes conhecidos como “Povos dos Sambaquis”, de Duque de Caxias.
No ano de 2010, o IPHAN colocou o Sítio Sambaqui do São Bento na rota de escavações como medida compensatória das obras do Arco Metropolitano. A escavação foi realizada pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) que revelou a presença de dois corpos do sexo masculino datados de 4.000 anos Antes do Presente (AP) e artefatos utilizados pelos antigos habitantes que viviam da pesca, da caça e da coleta de alimentos encontrados em abundância nos rios ao redor.
Atualmente, o Sítio Arqueológico Sambaqui do São Bento é um dos pontos de visitação do Museu Vivo do São Bento, recebendo estudantes de escolas públicas e particulares, grupos de pesquisadores e turistas. A visitação ao sítio arqueológico acontece, mediante agendamento, no site oficial do Museu Vivo do São Bento, por meio do link:
https://www.museuvivodosaobento.com.br/agende-sua-visita
Teatro Sesi Firjan Duque de Caxias
Com capacidade para 204 pessoas, o Teatro Firjan Sesi Caxias faz parte de uma rede de teatros mantido pela Firjan Sesi, a fim de promover e democratizar o acesso à cultura, por meio de exposições, espetáculos e eventos culturais.
O Teatro fica na Rua Artur Neiva, 100, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias – RJ.
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Localizado na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é compreendido pelos equipamentos culturais: Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, inaugurado em 2004, e Teatro Municipal Raul Cortez, inaugurado dois anos depois, em 2006.
A Biblioteca dispõe de um acervo geral de mais 12.500 obras e promove Cursos de Desenho Digital e de Elaboração de Projetos, Aulas de Violão, Clube do Livro, Jogos, além do projeto Escola na Biblioteca, que leva estudantes para conhecer o espaço com objetivo de incentivar o hábito da leitura.
O Teatro Raul Cortez é considerado o maior espaço público de artes cênicas da Baixada Fluminense. Já recebeu espetáculos e shows de grandes artistas, como Chico Anysio, Barão Vermelho, Toni Garrido, Orquestra Petrobras Sinfônica, Companhia de Dança Debora Colker, entre outros.
Instituto Histórico
Câmara Municipal de Duque de Caxias
Fundado em 31 de janeiro de 1973, o Instituto Histórico, órgão anexo à Câmara Municipal de Duque de Caxias, possui um acervo de 70 mil itens, entre eles fotografias, documentos, livros, revistas e quadros, que ajudam a contar a história de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense.
No acervo é possível encontrar fotos da chegada da água encanada no município, da construção da Fábrica Nacional de Motores (FNM), da visita de Juscelino Kubitschek à Reduc, e muitos outros eventos históricos que marcaram Duque de Caxias.
O Instituto Histórico funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h, e fica no subsolo da Câmara Municipal, na Rua Paulo Lins, 41, Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Sinal do Vale
Voltado para a regeneração do ecossistema, a Mata Atlântica, de comunidades e de indivíduos, o Sinal do Vale possui oito casas com capacidade para receber até 50 pessoas, com três piscinas naturais, duas saunas e quatro trilhas, tudo isso com vista para floresta. O Sinal também trabalha com uma “culinária regenerativa”, que tem como fundamento evitar o desperdício, usando ingredientes locais, priorizando os vegetais, as raízes e as frutas produzidas em hortas orgânicas e em agroflorestas.
O Sinal do Vale fica na Rua da Cachoeira, 345, Santo Antônio, em Duque de Caxias. Os telefones para contato são (21) 3658-4597 / 99892-8910 ou por e-mail: contact@sinaldovale.org
Ojuobá Axé
(Instituição Afro Cultural)
Fundado em 1985, o Grupo Afro Cultural Ojuobá Axé tem a missão de promover a cultura afro-brasileira e tem sede no Centenário, uma das principais comunidades do município de Duque de Caxias. Cerca de 15 mil crianças, adolescentes e familiares já passaram pela instituição, sendo assistidas direta e indiretamente.
Atualmente, o grupo atende 200 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, oferecendo aulas de percussão, artes plásticas, dança, capoeira, reforço escolar, além de alimentação, assistência psicológica e qualificação profissional para mães e adolescentes.
A instituição fica na Rua Coronel Alberto de Melo, 391, Centenário, Duque de Caxias – RJ. O telefone para contato é (21) 3168-0413 ou por e-mail: contato@ojuoba.org.br
Monumento a Zumbi dos Palmares
Símbolo da resistência e da luta contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, o último dos líderes a comandar o Quilombo dos Palmares, foi homenageado no município de Duque de Caxias com um busto, esculpido por Ni Nascimento, Jamaica Neiva e Maurício Menezes e instalado em 1988, na Rua José de Alvarenga, no Centro da Cidade.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a partir do ano seguinte, em 1989, a imagem de Zumbi dos Palmares é lavada em um rito promovido pela Instituição Afro Cultural Ojuobá Axé, o que seria repetido todos os anos.
Em 2002, é realizada uma reinauguração com a troca do busto por uma estátua de tamanho real, esculpida pelo artista José Carlos Liboredo. O busto foi cedido para exposição permanente no Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.
Sociedade Musical e Artística
Lira de Ouro
Fundada em 1957, a Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro é uma das mais antigas entidades de promoção cultural de Duque de Caxias. O espaço coletivo abriga as mais diversas manifestações culturais, como shows, cineclubes, rodas de samba, capoeira, hip-hop, além de oficinas de ballet, dança e grafite. Em 2006, a Lira de Ouro foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
A Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro fica na Rua José Veríssimo, 72, Vila Meriti, em Duque de Caxias – RJ.
Hotel Escola
Localizada no bairro de Xerém, a antiga hospedagem servia de instalação para executivos da extinta Fábrica Nacional de Motores (FNM), que depois passou a ser controlada pela empresa italiana Alfa Romeo até ser comprada pela Fiat e fechada na década de 1970. O hotel também foi sede das fábricas de carrocerias Ciferal e Marcopolo e chegou a hospedar atletas do CT – Centro de Treinamento do Fluminense.
Atualmente, o prédio está sendo transformado em Hotel Escola que irá contar com 20 suítes, salão, hall de entrada, cozinha e bar, entre outras dependências, tendo ainda na área externa um grande lounge, jardim, bar e piscina.
O Hotel Escola fica localizado na Rua Doutor Sabino Árias, Vila Santa Alice, Mantiquira, em Duque de Caxias.
Parque Natural
Municipal da Caixa D'Água
Localizado no bairro Jardim Primavera, no segundo distrito de Duque de Caxias, o Parque Natural Municipal da Caixa D'Água possui a primeira Ecotrilha sensorial para Pessoas com Deficiência (PCD) na Baixada Fluminense. O percurso de 350 metros conta com uma corda guia e sinalização em braile, proporcionando ao visitante autonomia e segurança no trajeto para aproveitar toda a diversidade biológica que o Parque oferece.
Por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral, as visitações são guiadas e podem ser agendadas através do e-mail: biodiversidadecaxias@gmail.com
Endereço: Al. Oscar Lourenzo Fernandes - Jardim Primavera, Duque de Caxias.
REBIO – Reserva Biológica Tinguá
Unidade de Conservação de Xerém
Criada a partir do Decreto Federal Nª 97.780, de 23 de maio de 1989, a Reserva Biológica do Tinguá abrange seis municípios fluminenses, em uma área que se entende por 24.812 hectares espalhados por Duque de Caxias (Xerém), Nova Iguaçu, Petrópolis, Miguel Pereira, Queimados e Japeri.
A Rebio do Tinguá abriga 85 espécies, ficando atrás somente do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), com 106. Uma das espécies é o queixada, o maior porco selvagem brasileiro, há também presença do muriqui-do-sul, o maior primata do Brasil e, consequentemente, um dos mais ameaçados do mundo, além de mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-parda e outros animais selvagens.
Devido a sua abundância hídrica e qualidade de seus mananciais, a Rebio é uma espécie de “caixa d’água gigante”, com 32 captações responsável por abastecer municípios da Baixada Fluminense.
Por ser uma Unidade de Conservação, de uso restrita, a área só permite a visitação para pesquisa, educação e captação de água. A sede fica localizada na Estrada do Comércio, 3.400, Tinguá, no município de Nova Iguaçu, RJ.
Para agendamento e informações: Instagram- Rebiodotingua
Terreiro Ilê Axè Atará Magba
(Mãe de Santo Gisèle Omindarewá)
Casa da Mãe de Santo Gisèle Omindarewá (1923-2016), a antropóloga de família francesa e católica nascida no Marrocos, foi aberta em 1973 e fica localizada no Parque Equitativa, no 3ª Distrito do Município de Duque de Caxias.
Gisèle Cossard Binon, que dedicou mais de 40 anos ao Terreiro Ilê Axè Atará Magba, teve sua iniciação ao candomblé pelo Pai de Santo Joãozinho da Goméia, em Duque de Caxias.
Sua Casa abriga animais e plantas cultivados pela francesa, que em muitas viagens com destino à África fez pesquisa e trocou sementes com mães e pais de santo. Ao longo de 43 anos dedicado ao Candomblé, ela fez mais de 300 filhos de Santo.
O Terreiro fica na Rua Vulcano, nª 8, no Parque Equitativa, em Duque de Caxias.
Igreja de Santa Terezinha
Localizada no Parque Lafaiete, em Duque de Caxias, a Igreja de Santa Terezinha foi reaberta ao público em 1930, após campanhas diocesanas. Agregada à Paróquia de Santo Antônio na época, a Igreja se eleva à condição de Paróquia no ano de 1952, após o primeiro Bispo da Diocese, Dom Manuel Pedro da Cunha Cintra, achar que o desmembramento ajudaria à Igreja servir melhor a comunidade local.
A Igreja de Santa Terezinha fica na Rua Joaquim Peçanha, nª 80, no Parque Lafaiete, em Duque de Caxias.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar
Projetada com traços barrocos semelhantes às construções religiosas de Minas Gerais, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1720. Entre os fiéis mais ilustres da Igreja no século XIX estavam membros da Família Real, de acordo com o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.
O monumento é Patrimônio Histórico-Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938, e o tombamento também foi publicado no Livro do Tombo das Belas Artes.
A Igreja de Nossa Senhora do Pilar fica localizada na Rua Tescana, Pilar, em Duque de Caxias, RJ.
Igreja de Nossa Senhora das Graças
Construída na década de 1940, a Igreja de Nossa Senhora das Graças foi construída para atender os funcionários da antiga Fábrica Nacional de Motores (FNM), popularmente conhecida como FeNeMe, a primeira fabricante de caminhões do Brasil.
A Igreja fica localizada na Rua Ladeira da Capela, s/nª, Xerém, em Duque de Caxias – RJ.
Contato: (21) 2679-1503
Email: paroquiadexerem@hotmail.com
FAZENDA DO IGUAÇU
Construída entre 1754 e 1757, a Casa de Vivenda do Engenho São Bento do Iguaçu carrega em sua estrutura traços da arquitetura colonial. A Fazenda do Iguaçu, que servia na produção de açúcar no Sudeste do Brasil, fica ao lado da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor.
A edificação faz parte do roteiro do Museu Vivo do São Bento, museu de percurso com sede na Rua Benjamin da Rocha Junior, s/n, São Bento, em Duque de Caxias, e fica aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Mirante da Fazenda Paraíso
O Mirante da Fazenda Paraíso, localizado em Xerém, no quarto distrito do município, por sua característica, contempla aos visitantes um visual de natureza exuberante com vista para o Pico do Congonhas, proporcionando encontros de diversos grupos de segmentos turísticos com destaque para o ciclismo. Além do Cruzeiro, o mirante conta com banheiros, bebedouro e um templo ecumênico para que pessoas de diversas religiões e ideologias possam se reunir. O mirante faz parte da Fazenda Paraíso, um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos que atende pessoas de todo o Estado do Rio de Janeiro e também de outras regiões da Federação.
Endereço: Estr. Taboleiro - Xerém.
Xerém Aero Clube
No Aeroclube de Xerém, acontece o voo cativo de balão. Uma experiência incrível!
O balão fica ancorado, preso por cordas no solo. Subindo a uma determinada altura e de acordo com as condições climáticas, permanece por alguns minutos flutuando no ar. Tem ainda a possibilidade de explorar outras aventuras como: rapel no balão e voo de paratrike. Excelente momento para fotos únicas com vistas panorâmicas
LOCAL: AEROCLUBE DE XERÉM - RIO RADICAL
ENDEREÇO: ESTR. DA IGREJA VELHA - MANTIQUIRA, DC - RJ
Instagram: XeremAeroclube
Calçadão de Duque de Caxias
e entorno
é um importante polo comercial, com diversas lojas no Calçadão e nas ruas ao seu redor. Atrai um fluxo de visitantes por conta de sua diversidade de produtos e lojas.
Endereço:
Rua José de Alvarenga e arredores.