Nesta terça-feira (19), a Coordenadora de Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Gladis Braga Figueira, visitou as instalações do Sítio Arqueológico Sambaqui do São Bento localizado no 2ª Distrito do Município.

O sítio arqueológico de encosta é formado por colinas de conchas de moluscos, carapaças de crustáceos, ossos de peixes, aves e pequenos mamíferos, que apontam a forma como era constituída a moradia e o cotidiano dos primeiros habitantes conhecidos como “Povos dos Sambaquis”, de Duque de Caxias.

No ano de 2010, o IPHAN colocou o Sítio Sambaqui do São Bento na rota de escavações como medida compensatória das obras do Arco Metropolitano. A escavação foi realizada pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) que revelou a presença de dois corpos do sexo masculino datados de 4.000 anos Antes do Presente (AP) e artefatos utilizados pelos antigos habitantes que viviam da pesca, da caça e da coleta de alimentos encontrados em abundância nos rios ao redor.
Atualmente, o Sítio Arqueológico Sambaqui do São Bento é um dos pontos de visitação do Museu Vivo do São Bento, recebendo estudantes de escolas públicas e particulares, grupos de pesquisadores e turistas. A visitação ao sítio arqueológico acontece, mediante agendamento, no site oficial do Museu Vivo do São Bento, por meio do link:
https://www.museuvivodosaobento.com.br/agende-sua-visita


