No último sábado (6), a Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, recebeu o projeto “Trem do Samba pelas Estradas”, que celebra o samba e todos aqueles que fizeram deste ritmo um marco na cultura popular brasileira. O projeto está na 30ª Edição e é inspirado na viagem de trem feita por Paulo da Portela e outros sambistas, no início do século 20, como medida para fugir da repressão da polícia contra o gênero musical.

O evento foi aberto pela roda de samba com Tiago Testa seguida pelas apresentações de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Bira da Vila e Dudu Nobre, que fechou a noite cantando sucessos da carreira e de outros compositores, como “A Grande Família”, “As Rosas Não Falam”, “Explode Coração” e “Verdade”, música que gravou com Zeca Pagodinho. No meio do show, o cantor também relembrou as grandes damas do samba: Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus.

O projeto foi apresentado pela radialista Valéria Marques e todo o show foi acompanhado por intérpretes de libras. Os agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH/DC) também atuaram na identificação das crianças, preenchendo o nome e o contato dos responsáveis em pulseirinhas.
A iniciativa é uma idealização de Marquinhos de Oswaldo Cruz, com patrocínio da Petrobras e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC).





