Entre sábado e domingo (11 e 12 de outubro), a Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, recebeu cerca de 70 mil pessoas durante a 30ª Edição da Feira Nacional do Podrão. Os dados foram apresentados pela idealizadora do evento, Suzanne Malta, que contabilizou milhares de lanches vendidos na Feira, conhecida por reunir clássicos da gastronomia de rua, como o “Hambúrguer de Três Quilos”; o “Cachorro-Quente de 120 centímetros”; o “Sorvete na Chapa” e a famosa “Batata de Marechal Hermes”, considerada Patrimônio Cultural Material do Estado do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez, neste ano, que o evento gastronômico acontece no município. A primeira ocorreu em abril, na Praça Humaitá, no bairro Jardim 25 de Agosto, movimentando mais de 25 mil pessoas. Sobre o retorno do evento à cidade, Suzanne Malta ressaltou: “Estamos muito felizes com o convite da Prefeitura de Duque de Caxias e da Secretaria de Cultura e Turismo para retornar, devido ao grande sucesso que teve a primeira edição. Trazer a feira para um espaço como esse, da Praça do Pacificador, é uma experiência única para gente. Uma situação icônica porque aqui é um dos lugares emblemáticos da cidade, que tem uma circulação enorme de pessoas. Então, é um privilégio levar esses lanches de rua e ter toda essa representatividade para o povo do Rio de Janeiro”.

O evento também contou com uma área exclusiva para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças, com brinquedos como Touro Mecânico, Grande Tobogã, Jacaré Inflável, Cama Elástica, Pula-pula; além da Arena Gamer, com telas de jogos digitais e óculos virtuais; Recreação Esportiva, com badminton, arco e flecha e foot table; presença de artistas circenses e oficinas de malabarismo, em parceria com o SESC Duque de Caxias.

Já a programação musical ficou a cargo dos grupos de pagode Dez Mais e D’Início, da roda de samba Terreiro de Eva, comandada pela cantora e compositora Flavia Saolli, e DJ, que tocou nos dois dias de evento.
Durante toda a realização da Feira, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias disponibilizou equipes, que atuaram na distribuição de pulseiras de identificação a crianças; na limpeza urbana e na segurança pública. O projeto recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC).













