Na próxima quarta-feira (26/11), às 14h, o Museu Vivo do São Bento irá promover a Roda de Conversa “Patrimônio, cultura e reparação: caminhos para a construção da igualdade racial na Baixada Fluminense”. Irão integrar a mesa:
➡ Deise Guilhermina: Doutora e mestre em Educação formada pela Universidade Federal Fluminense , linha de pesquisa “Negro e Educação”. Graduada em História e especialista em História do Brasil. Historiadora do Museu Vivo do São Bento na cidade de Duque de Caxias e da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira, do grupo de pesquisa Ecologias do Narrar e do projeto de extensão Reinvenção do Ler, do Escutar, do escrever e do Falar com Você.
➡ Andrezza Lima: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ). Atuou como professora de História dos anos finais na Prefeitura de Magé e, atualmente, exerce a função de Diretora de Diversidade Cultural, desde 2023, na Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Magé. É também professora de História na Prefeitura Municipal de Guapimirim e de Oficina Criativa na Escola de Música e Cidadania (EMC). Desenvolve pesquisas sobre a memória operária e as lutas sindicais das fábricas têxteis do município de Magé/RJ, além de investigar as vivências das mulheres negras no contexto sociocultural e educacional. Candomblecista, é yawô de Oxóssi do Ilê Axé Omin. Empreende projetos culturais por meio da produtora Okê Arô Raízes Culturais, voltados à valorização da diversidade cultural na Baixada Fluminense.
➡ Wladimir Leonel: Mestre em Educação pela UFRJ. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Sociologia pela Universidade Paulista. Coordenador do Departamento Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial. Professor de Sociologia do Colégio Estadual Duque de Caxias. Conselheiro Governamental da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos no Conselho Municipal de Igualdade Racial. Presidente do Comitê Municipal de Sub-registro da Cidade de Duque de Caxias.
A atividade vai ocorrer na Sede Administrativa do Museu Vivo do São Bento e vai contar com emissão de certificado de participação (horas complementares). É necessário sinalizar que deseja o documento no ato da inscrição, que deve ser realizada via formulário disponível neste link.
📍 Museu Vivo do São Bento – R. Benjamin da Rocha Júnior, s/n – São Bento, Duque de Caxias – RJ, 25045-010
📅 26 de novembro (quarta-feira)
⏰ 14 h









