Na última quinta-feira (10), o projeto “Unicirco Arte, Educação e Comunidade VI” apresentou o espetáculo “O Cortiço Chegou!”, em duas exibições, no Teatro Municipal Raul Cortez, localizado na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, para uma plateia formada por alunos da Rede Municipal de Ensino.
O espetáculo, que já havia sido apresentado em março deste ano no Teatro, é livremente inspirado na obra “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, em que os artistas circenses mergulham na passagem do tempo, misturando o passado, o presente e o futuro surge como uma esperança de construir um mundo melhor. O nome da montagem é uma junção entre a obra literária e a famosa frase “O Circo Chegou!”.

Tendo o elenco composto por alunos e professores do Programa Profissionalizante do Unicirco, o público pôde apreciar diversas brincadeiras, confusões, magia e, claro, muitas acrobacias no palco.
Um dos momentos marcantes da apresentação foi quando uma artista circense levou ao palco o aluno do 5ª Ano, do Ciep 330 Municipalizado Maria da Gloria Correa Lemos, Joahbner de Souza Francisco, de 12 anos de idade, para participar de uma performance.

O professor da Escola Municipal Rui Barbosa, Paulo Flores, explicou a importância de mostrar ao aluno a arte circense: “O circo remonta a nossa infância. São práticas que estão cada vez mais sumindo da sociedade atual. O circo, o palhaço, todo esse encantamento, as acrobacias, tudo isso fez parte da nossa infância e é muito bom ver as crianças também tendo essa oportunidade”.
O projeto é uma realização do Unicirco Marcos Frota, com apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e da Educação, e patrocínio da Petrobrás, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e do Governo Federal.





